ACESSAR O NOSSO CREDENCIAMENTO JUNTO A
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO
DISTRITO FEDERAL

 

VISUALIZE NOSSO CREDENCIAMENTO - Pag. 20 Linha 1

Orientação para Emissão de Certificados e Diplomas
pela Rede Particular de Ensino

 

CALENDÁRIO LETIVO 2020 - SEDF / CEILL


Calendário Escolar Anual 2020......................Clique Aqui
 

Calendário Escolar Semestral 2020..............Clique Aqui
 

Calendário Escolar CIL 2020...........................Clique Aqui
 

Calendário Escolar Parceiras 2020.............Clique Aqui

NOSSA MISSÃO

A primeira missão de uma escola é formar as crianças para o amor ao conhecimento. A escola tem por obrigação fazer com que os seus alunos sejam felizes. Para isso é necessário que o conhecimento seja transmitido de uma forma prazerosa.
Exemplo de missão: "Oferecer ensino de excelência à comunidade e propiciar condições para uma aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, que prepare alunos competentes, éticos e com argumentação sólida".
A missão é uma declaração sobre o que a escola é, sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta. A missão define o que é a escola hoje, seu propósito e como pretende atuar no dia-a-dia. Enquanto a visão de futuro sinaliza o que a escola pretende ser, a missão aponta para o que ela é.
Tendo como pano de fundo a realidade da escola e seus desafios, e considerando os valores comuns previamente identificados, os profissionais devem ser estimulados a explicitar, em uma declaração sintética, seus principais objetivos. E mais: devem ser capazes de dizer que intenções, valores e crenças nortearam a escolha desses objetivos.
Elaborar coletivamente a declaração da missão é essencial para que o grupo compreenda qual a razão de ser da escola. Quando direção, professores e funcionários têm clareza do propósito de seu trabalho e quando todos compartilham desse propósito, a escola conquista uma identidade, uma imagem que pode ser exibida e defendida diante da comunidade. Todos expressam o mesmo objetivo, a mesma atitude. A equipe, unida, pode visualizar o futuro desejado e as trilhas que levam a ele.
A missão cria um clima de comprometimento da equipe escolar, com o trabalho que a escola realiza, e com o seu futuro. A definição da missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas.
Deve-se refletir sobre qual é a razão de ser da escola, qual o propósito do trabalho ali realizado. Os beneficiários (alunos, pais, equipe e comunidade) e suas necessidades são o ponto de partida e o fator mais importante para a definição da missão.
A missão deve refletir os valores compartilhados pela escola. Como ocorre com a visão, raramente muda, é estável. Sua definição deve ser capaz de, num único parágrafo, esclarecer a qualquer pessoa, da escola ou fora dela, o que a escola é e o que está tentando fazer.
Para tanto, deve ser única, clara, sucinta e objetiva, evitando-se enunciados genéricos que podem ser aplicados a qualquer escola.
Pelo menos quatro pontos devem ser levados em conta numa boa definição da missão da escola:
a) as necessidades que a escola deve satisfazer (necessidades e expectativas dos beneficiários);
b) os serviços que deve oferecer;
c) os beneficiários que deve atender (alunos, pais, equipe escolar, comunidade);
d) a maneira pela qual deve atender a seus beneficiários (deve estar relacionada aos valores defendidos pela escola).